Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

422ª SEMANA - TEMA - A influência dos meios de comunicação

Buscar

Categorias

21

Jun

422ª SEMANA - TEMA - A influência dos meios de comunicação

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 4:1-3

 

TEXTO CHAVE: “O avisado vê o mal e esconde-se, mas os simples passam e sofrem a pena”. Provérbios 22:3

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Entender como os meios de comunicação evoluíram nesse últimos anos; Reconhecer o perigo e não se deixar influenciar pelo mau uso dos meios de comunicação; Compreender que o risco dos meios de comunicação não estão em si mesmos, mas, no uso que se faz deles. 

 

GUARDE NO CORAÇÃO: Os meios de comunicação são instrumentos que, por si só, não deveriam trazer prejuízo a quem os utiliza. Entretanto, seu uso indevido e inconveniente por parte de pessoas maliciosas, que os controlam e manipulam, faz deles um veículo maléfico e prejudicial. Por isso, devemos ser cuidadosos, não deixando que nossa vida espiritual seja afetada pelas programações diabólicas que tais meios promovem.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Você já imaginou um mundo sem celular, sem internet, sem rádio, TV, computador, ou outros meios de comunicação? Durante milênios o mundo viveu dessa forma. Tudo o que possuímos hoje, em matéria de tecnologia, surgiu há pouco de cem anos.

 

b) A era da informação – O século XX, foi sem dúvida, cenário de verdadeira revolução no âmbito das comunicações. Modernos meios de comunicação como a imprensa, o rádio, a televisão, os celulares e os satélites artificiais lançados em órbita da terra, marcaram significativamente a história das comunicações esse século. A partir dos anos 80, cresceu no mercado, o emprego de novos instrumentos como o fax, o computador e o videotexto, como meios de comunicação indispensáveis a expansão da indústria e do comércio. Entrávamos na era da informação. Os anos 90 foram marcados pela popularização dos microcomputadores, pelo advento do CD-ROM e da multimídia, e pelo uso da fibra óptica e dos satélites de comunicação. Cresceu também os sistemas de celulares e a fantástica e maior rede de informação criado no mundo, a internet que possui atualmente o maior e mais avançado banco de dados com informações de todas as áreas e segmentos de instituições como universidades, bibliotecas, museus, etc.

 

c) O poder da comunicação -  Os modernos meios de comunicação propiciam, uma aproximação e um maior conhecimento entre os diversos povos. Porém, esta estrutura de produção de comunicação contribuiu para uma mudança radical da sociedade. Atualmente, os princípios morais e éticos que regem a sociedade estão sendo drasticamente modificados, e a família vem perdendo o seu papel como agente educador (1 Tm. 4:1-3).

 

d) Ação do reino das trevas – Satanás tem se apoderado desses meios para enganar e iludir as pessoas, afastando-as de Deus. Os prejuízos causados hoje pelos programas veiculados na mídia são irreparáveis.  A cada dia somos bombardeados em nossos lares, nas escolas, no ambiente de trabalho e até nas ruas com mensagens em outdoors, filmes, novelas, publicidades, informações, etc. A Palavra de Deus mostra-nos que nossa luta não é contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal (Ef. 6:10-12).

 

e) O cuidado com as influencias – Precisamos de discernimento para não nos deixar ser influenciados por coisas que nos separam de Deus. Ele não força as pessoas a se conformarem com sua vontade. Mas cada pessoa precisa ter consciência das consequências que virão se essas escolhas forem erradas. Tenha bastante cuidado. Selecione sempre o que vai ler, ouvir e assistir. Precisamos colocar a prova todas as coisas e guardarmos o que é bom (1 Ts. 5:21).

 

f) O padrão divino – O progresso rápido dos meios de comunicação social trouxe uma nova dinâmica às relações humanas, chegando a interferir no próprio modo de pensar e agir das pessoas. Portanto, devemos estabelecer a Palavra de Deus como único meio de comunicação e orientação seguro para nossa vida.

 

PENSE NISSO: “Examinai tudo, Retende o bem” (1 Ts. 5:21).

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.