Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

423ª SEMANA - TEMA: Perigos da Mídia Eletrônica

Buscar

Categorias

28

Jun

423ª SEMANA - TEMA: Perigos da Mídia Eletrônica

Leitura Bíblica: Salmo 101:2,3; Tito 1:9-16; 1 Co. 2:9-16

 

TEXTO CHAVE: “Mas o que é espiritual, discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”.

1 Co. 2:15

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Compreender qual o verdadeiro papel da mídia; reconhecer os perigos que estão por trás da mídia eletrônica e saber como utilizar sabiamente os meios de comunicação.

 

GUARDE NO CORAÇÃO: Ouvimos constantemente sobre a mídia e sua influência na formação da opinião pública. Sabemos de sua importância, no entanto, às vezes, desconhecemos os perigos iminentes que estão por trás de seus apelos encantadores.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Você sabe o que significa mídia? A mídia é formada pelos meios de comunicação como rádio, TV, jornais, revistas, internet, outdoors, etc., que difundem notícias, publicidade e entretenimento.

 

b) A mídia no contexto atual – A mídia cumpre um importante papel de envolvimento, debate e mediação de conflitos. Porém, você deve ficar atento, pois o ideal que ela propõe muitas vezes contrapõe-se às necessidades do povo. Ela utiliza-se de mensagens publicitárias, noticiários, entrevistas, telenovelas, programas de auditório etc., para difundir seus próprios interesses.

 

c) O papel da mídia – A mídia cumpre seu papel social de tornar a sociedade informada. Entretanto, ela funciona também como formadora de opinião. Ele define os assuntos sobre os quais as pessoas conversam no dia-a-dia, em casa, nas reuniões sociais, no trabalho, na escola, na rua etc. Basta acontecer um fato inusitado na política, na economia, ou no mundo do esporte, da música e da TV, para que esta exerça esse papel.

 

d) A mídia eletrônica – A mídia eletrônica é formada por meios de comunicação como a TV, rádio, cinema e a própria internet.  O advento da TV revolucionou os meios de comunicação. Sua rápida popularização transformou esse instrumento no principal meio de comunicação de massa e de formação de opinião. A internet no momento é o meio de comunicação que mais se populariza. Ela é responsável por uma das maiores transformações social que o homem já presenciou. É um mundo a ser descoberto.

 

e) O acesso da TV nos lares – A televisão tem livre acesso nos lares. Infelizmente ela entra como intrusa, sem pedir licença e, pouco a pouco, torna-se “dona” da casa, passando a comandar a vida familiar. A maioria das pessoas não estabelece limites, deixando-a totalmente livre para impor normas e costumes diferentes do padrão familiar bíblico cristão, antes estabelecido no lar. O salmista Davi nos dá um exemplo de prudência ao afirmar: “Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Sl.101:2,3.  Outro problema é o tempo que a TV rouba da relação familiar. Em muitas famílias, já não existe mais tempo para o diálogo. As pessoas ficam tão fascinadas com o que estão assistindo que não são mais capazes de ouvir, falar ou atender aos pedidos. Se forem interrompidas, promovem uma verdadeira “guerra”.

 

f) Cuidado em relação à mídia – Os meios de comunicação são hoje os maiores divulgadores de valores antibíblicos e prejudiciais a vida espiritual. Vejamos alguns cuidados que, como cristãos, devemos ter:

1) Visão crítica – Devemos buscar informações para não nos tornarmos pessoas alienadas, que vivem fora da realidade. Entretanto, é necessário ter visão crítica. Não confie em tudo o que a mídia expõe. Procure descobrir sempre o teor de uma determinada noticia, e quais os interesses que existem por trás dela. Confronte tudo com a Palavra de Deus a fim de averiguar se tais interesses são, ou não, condizente com os princípios bíblicos. A Bíblia é a fonte de informação mais segura e confiável (Jo. 17:17);

2) Discernimento espiritual – Devemos ter discernimento espiritual para saber selecionar a programação que é lícita para um cristão (1 Co. 2:7-16).  O apostolo Paulo nos ensina que nem todas as coisas nos convêm (1 Co. 6:12). Procure conhecer o que está por trás de determinada apresentação, e, se, convém utilizarmos nosso tempo para assisti-la;

3) Administração do tempo – Devemos aprender a administrar bem o nosso tempo. Deus nos fez mordomos, administradores dEle (Ef. 5:16; Cl. 4:5). É fundamental aprendermos a ter uma vida bem disciplinada. Uma boa disciplina não só faz bem ao corpo, como também a alma e ao espírito (3 Jo. V.2).  Não devemos deixar que a televisão, ou outro meio de comunicação, prejudique a vida devocional e a adoração a Deus.

 

PENSE NISSO: Como cristãos, precisamos de sabedoria e equilíbrio para utilizar os meios de comunicação sem deixá-los causar danos a nossa vida espiritual.

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.