Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

426ª SEMANA - TEMA: A Influência do Espiritismo na Mídia

Buscar

Categorias

19

Jul

426ª SEMANA - TEMA: A Influência do Espiritismo na Mídia

Leitura Bíblica:  Dt. 18:10-12; Ap. 21:8; 22:15; Sl, 1:1,2

 

TEXTO CHAVE: “Se alguém vos anunciar um outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”. Gl. 1:9b

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Conhecer os meios que a mídia utiliza para propagar o espiritismo; Entender porque a Bíblia condena o espiritismo e Saber discernir os extremos que precisamos evitar a respeito do espiritismo. 

 

GUARDE NO CORAÇÃO: “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”. Hb. 3:12

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A mídia encarrega-se de propagar, através da literatura, dos filmes, novelas e, até mesmo, desenhos animados, práticas místicas, doutrinas de religiões orientais e espíritas. O espiritismo está presente no rádio, no cinema, na TV e na internet. Qual será a posição bíblica para o cristão?

b) A difusão do espiritismo na mídia – Atualmente, existe uma grande difusão de práticas místicas como a festa do Halloween (dia das bruxas), que vem se popularizando cada vez mais nas escolas brasileiras. E a mídia tem contribuído para a propagação desses ideais espíritas.  Tenha bastante cuidado, pois os métodos usados pelo reino das trevas para a difusão dessa doutrina são inúmeros.  Cresce a cada dia o número de editoras que publicam jornais, revistas e livros do gênero. Séries de livros sobre bruxaria batem todos os recordes de vendas. Os filmes e novelas estão recheados de cenas de misticismo, doutrinas de religiões orientais e espiritas, que se proliferam a cada dia. Quem assiste essas cenas compartilha emocional e mentalmente de um ritual satânico, com mortes lentas e dolorosas das vítimas, e muito sangue; semelhante ao que acontece nos rituais de magia negra. Os desenhos animados, também apresentam cenas que mostram contatos com os espíritos dos mortos, doutrinas de reencarnação e até mesmo rituais a deuses pagãos. Procure ficar atento! Muitos outros desenhos principalmente da Disney e os desenhos japoneses, servem como meio de divulgação do espiritismo e de religiões orientais como o budismo.

c) A Bíblia condena o espiritismo – Atualmente, o paganismo perpetua-se trajado de uma nova roupagem. Se não tivermos cuidado, passaremos a aceitar certas coisas que desagradam a Deus. Hoje em dia, é comum o uso de incensos, cristais, duendes e anjinhos. Devemos descobrir o significado e o propósito dessas coisas para não usarmos coisas que têm origem pagã como ornamento. Deus não aceita o espiritismo. Antes reprova toda e qualquer prática de adivinhação. Deus abomina os rituais satânicos de magia, e as consultas aos mortos (Dt. 18:10,11). Na Lei Mosaica, quem praticasse a feitiçaria não poderia viver (Êx. 22:18). Hoje os que praticam a feitiçaria não poderão entrar no Reino de Deus (Ap. 21:8; 22:15).

d) A ação de Deus sobre os falsos ensinadores – Os responsáveis pela produção da mídia que oferecem modelos e padrões de comportamentos fora dos princípios bíblicos e todos aqueles que praticam a feitiçaria ou contribuem para a difusão de falsos ensinos serão responsabilizados diante de Deus (Gl. 1:8,9; Ap. 2:20; Tt. 1:11). Deus agirá com justiça sobre aqueles que fazem os seus tropeçarem (Lc. 17:2). A justiça é um dos atributos morais de Deus. Ele é um justo juiz (1 Tm. 4:8). Os juízes humanos baseiam seu julgamento na evidencia apresentada por outrem, por isso, falham. Deus, ao contrário, nos vê e sabe o que fazemos, portanto, julga com justiça.

e) O cuidado com a apostasia – Devemos ter cuidado para não abandonarmos as orientações bíblicas e agirmos de acordo com o que a mídia propaga.  Parte da programação midiática apresenta o que os formadores de opinião gostariam que fosse aceito e se tornasse predominante. Infelizmente, esses formadores de opinião, implementam de uma forma sutil o espiritismo e outras concepções errôneas. Quando aceitamos valores contrários à vontade de Deus e abraçamos as coisas pagãs, nos tornamos apóstatas (1 Tm. 4:1). Apostasia é o mesmo que abandono da fé. Tudo o que nos aproxima do mundo, nos afasta de Deus (Sl. 1.1,2).

f) A melhor defesa é o ataque – Precisamos conhecer melhor a Palavra de Deus para não sermos enganados. O profeta Oséias mostra as consequências da falta de conhecimento (Os. 4:6) e faz um apelo (Os. 6:3). Você tem lido a Palavra de Deus todos os dias? Saiba que a melhor defesa é o ataque. A Palavra de Deus é a espada do Espírito, que nos defende das astutas ciladas do inimigo (Ef. 6:17).  Devemos agir com sabedoria, rejeitando valores contrários à vontade de Deus. Buscando, a cada dia, mais conhecimento bíblico e revestimo-nos da armadura de Deus a fim de resistirmos no dia mal e permanecermos firmes no Senhor (Ef. 6:10,11,13).

 

PENSE NISSO: Uma das maiores armas do inimigo é semear a ideia de que ele não existe. 

 

ALERTA: O rádio, a TV, a internet se encarregam de propagarem movimentos como a Nova Era, as filosofias orientais a exemplo do Zen Budismo, Hare Krisna, ou mesmo as tribos como os Góticos, Punks e outros grupos. Também influenciam no uso de tatuagens, piercing, roupas exóticas, etc. Ensinam as pessoas a se orientarem por meio de sinais astrológicos e horóscopos. Levam muitos a acreditarem na sorte determinada pelo zodíaco, pela numerologia, cartomancia ou pelos búzios. Fazem dessas pessoas escravas das previsões do futuro, deixando-as muito vezes amedrontadas e infelizes. Como cristãos, não devemos nos orientar por qualquer tipo de prática de adivinhação que vise revelar o futuro. O amanhã só pertence a Deus.

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.