Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

428ª SEMANA - TEMA: A Mídia e a Moda

Buscar

Categorias

09

Ago

428ª SEMANA - TEMA: A Mídia e a Moda

Leitura Bíblica: 1 Jo. 2:15-17; 5:4-6; Rm. 12:1,2

 

TEXTO CHAVE: “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para não pecar contra ti”. Salmos 119:11

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Saber o que significa moda; compreender qual deve ser a relação do cristão com a moda e perceber os perigos de acompanhar a moda fazendo o que “todo mundo faz”.

 

GUARDE NO CORAÇÃO: “O mundo está se afogando em um mar de impurezas”. Para todos os lugares que olhamos encontramos a tentação de viver uma vida ímpia.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) Quando falamos em moda, logo pensamos nas passarelas, nas tendências das roupas para o verão ou o inverno, não é mesmo? Porém, moda é algo muito mais abrangente. Ela está presente não apenas no vestir, mas atinge outros campos, como a linguagem, a arquitetura, as maneiras, os gostos, as ideias, etc.

b) A moda no contexto atual – A moda é algo bastante abrangente. Ela está presente em vários segmentos da sociedade contemporânea, e pode ser vista não somente no modo de as pessoas se vestirem.

c) A influência da mídia em relação à moda – A mídia utiliza-se da sutileza da propaganda e do marketing para influenciar o comportamento das pessoas.  Os apelos da mídia são irresistíveis e são direcionados para as coisas que mais gostamos e admiramos. Sem percebermos, somos atraídos a agirmos de acordo com o que todo mundo faz. Quantas vezes não vamos ao Shopping Center para comprar as roupas exibidas pelos artistas famosos, ou os acessórios usados pelos cantores de grande sucesso?

d) A influência na maneira de vestir – A mídia determina qual a tendência das roupas para o verão ou o inverno. Ela impõe modelos e estabelece regras. Qual deve ser a posição do cristão nesta situação? Não é errado seguir as tendências de cores e estilos de cada estação. Porém é necessário termos cuidado. Satanás utiliza-se do mundo da moda para levar as pessoas a se trajarem de forma sensual. Ele usa a mídia para lançar roupas que chamam a atenção, expõem o corpo e despertam a sensualidade. O apóstolo Paulo ensina que devemos usar o nosso corpo para a glória de Deus (1 Co. 6:20), e mostra que as mulheres devem se vestir modestamente, com decência e discrição (1 Tm. 2:9).

e) O uso de gírias e palavrões – Creio que você se lembra de alguns jargões como: “Não é brinquedo, não!”; “Ninguém merece!”; expressões usadas por personalidades de televisão que se tornaram moda, passando a fazer parte da linguagem diária das pessoas. Do mesmo modo, o uso de gírias, palavrões (palavras torpes ou obscenas) e expressões pejorativas, frequentemente faladas nos meios de comunicação, produz o mesmo efeito. Estas expressões estão presentes nas músicas, nos desenhos animados, nos filmes, nas novelas, nos programas de “humor” e principalmente, na linguagem utilizada por alguns apresentadores de programas televisivos. Precisamos ter cuidado de não aceitar isso como algo normal (Rm. 12:2). Lembre-se de que você é cristão e faz parte do Reino de Deus, no qual esse tipo de linguagem não é utilizada (Ef. 4:29).

f) O perigo de fazer o que todo mundo faz – Estar na moda nem sempre significa ser moderno ou atualizado. Em contrapartida, os valores cristãos não podem ser abandonados. Por trás de uma belíssima propaganda, pode haver um sutil apelo ao pecado.

g) Segundo a moda – Você é daqueles que costumam seguir as tendências atuais? É típico de algumas pessoas gostar de se vestir de forma muito parecida, falar as mesmas gírias, ouvir as mesmas músicas, frequentar os mesmos lugares e assim por diante. Algumas pessoas acham que se não seguirem os passos do seu grupo, se tornarão “caretas”. Por isso, deixam-se levar pela “onda” do momento. Fazer o que todo mundo faz pode ser um risco muito grande para alguém que foi escolhido por Cristo para dar bons frutos (Jo. 15:16) e florescer neste mundo.

h) Abandonando os valores cristãos – Muitos filhos já não querem receber as instruções dadas por seus pais, ou acham obsoletos os princípios bíblicos. Eles preferem aceitar valores contrários à vontade de Deus e seguir os passos da maioria, fazendo o que todo mundo faz.  Se você segue a “onda”, cuidado! O descuido pode leva-lo sorrateiramente a abandonar com facilidade, sua linguagem, usos e costumes e, sobretudo, os valores cristãos Sl. 1:1,2.

i) Conclusão: A mídia chama, convence, instiga, e, de uma forma sutil, usa a moda para levar a sociedade a uma transformação de cultura e valores. Devemos tomar cuidado para não perdermos os bons princípios que aprendemos e guardarmos o nosso coração para não pecarmos contra o Senhor.

 

PENSE NISSO: “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”. 1 João 2:17

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.