Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

433ª SEMANA - TEMA: O Lar e os Meios de Comunicação

Buscar

Categorias

20

Set

433ª SEMANA - TEMA: O Lar e os Meios de Comunicação

Leitura Bíblica: Sl. 127:1-3; Sl. 128:1-4

 

TEXTO CHAVE: “Com sabedoria se edifica a casa, e com inteligência ela se firma”. Pv. 24:3

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Saber que os meios de comunicação podem interferir no relacionamento familiar; Compreender que o lar precisa estar sujeito ao comando de Cristo e Aprender como os meios de comunicação podem ser usados para o benefício. 

 

GUARDE NO CORAÇÃO: “Nunca se ache auto –suficiente. Esteja sempre disponível para aprender.

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A comunicação em muitos lares foi severamente afetada com a chegada de meios de comunicação como a TV, Internet, computador, celular e os games. Um dos fatores desencadeante deste problema é a falta de controle e o excesso de horas na frente desses aparelhos. Infelizmente, esses instrumentos, contribuíram para o afastamento dos membros das famílias, criando em muitos lares um ambiente de isolamento, interferindo até mesmo no horário das refeições, momento em que costumeiramente as famílias reuniam-se e confraternizavam-se.

b) A quebra da comunicação no lar – Você já imaginou o quanto é desagradável para a mãe, que deseja a ajuda da filha, escutá-la dizer: “Não posso agora, espere até terminar a novela e atender minhas amigas no celular”, ou o filho que deseja mostrar algo para o pai, ou tirar alguma dúvida e escutar: “Por favor, não me incomode, não vê que estou assistindo o jornal?”. Já pensou o quanto é triste sentir-se menos importante do que a novela, amigas, jornal ou futebol? Infelizmente é isto que acontece. O mau uso dos meios de comunicação tem quebrado a comunicação em muitos lares.

c) Quando Cristo é o Senhor do lar – O lar é, de fato, a instituição mais elevada do homem, instituída por Deus com o propósito de trazer felicidade ao homem, a mulher e aos filhos. Um lar bem estruturado glorifica a Deus. Mas, para que se tenha um lar feliz e bem estruturado, e necessário que Cristo seja o Senhor absoluto desse lar. Quando Cristo é o Senhor da nossa casa, significa que Ele ocupa o primeiro lugar em tudo. Nada é mais importante do que Ele (Mc. 2:30). Por isso, precisamos ter total controle sobre o que assistimos na TV e o que acessamos na Internet, não deixando que as coisas que ofendem a santidade de Deus entrem em nossas casas. Segundo a Bíblia, não pode haver comunhão entre a luz e as trevas, e não há harmonia entre Cristo e Belial (2 Co. 6:14,15). Se Cristo é o Senhor da nossa vida, não o dividimos com nada deste mundo.

d) Deixando Cristo assumir o comando – Quem comanda sua casa? Cristo ou a mídia? Cristo deseja entrar em todos os lares. Porém, Ele espera ser convidado, “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo” (Ap. 3:20).  Se o seu lar não é totalmente cristão não se preocupe, Cristo pode através de você, assumir o comando da sua casa, salvando os membros da sua família. (At. 16:31) Esta mensagem é para nossos dias.

e) Agindo com sabedoria – Para tirarmos proveito dessas modernas tecnologias, sem deixar que influenciem negativamente nossa vida, precisamos agir com sabedoria. A sabedoria é algo fundamental à vida cristã. Quando buscamos e amamos a sabedoria, adquirimos proteção e cuidado (Pv. 14:16). Portanto, selecione aquilo que é proveitoso e rejeite o que é imprestável (1 Ts. 5:21).  Assim desfrutará dos benefícios dos meios de comunicação sem que tragam prejuízos à vida espiritual.

f) Melhorando o diálogo no círculo familiar – Como já falamos, a comunicação em muitos lares foi afetada com a chegada dos meios de comunicação e cada dia vem sendo aperfeiçoados. Porém, é possível reverter essa situação usando esses meios como uma forma de melhorar o diálogo no meio da família. Procure desenvolver um espírito crítico em relação àquilo que assiste na TV, celular e o que acessa a Internet. Transforme o seu conteúdo em temas para debates, ou diálogos dentro de casa. Consulte pessoas que já venceram para ser ajudados.

g) Agindo com disciplina e prudência – É fundamental aprendermos a ter uma vida bem disciplinada e agirmos com prudência. A disciplina e a prudência são indispensáveis à vida cristã. Prefira ler bons livros, evangelizar, visitar os lares, orfanatos, hospitais etc. Ore a Deus para que o ajude a cumprir esse propósito. Os meios de comunicação podem trazer benefícios ou males para a família, depende da maneira como são utilizados em casa, e da importância que damos a esses instrumentos. Precisamos agir sabiamente, com disciplina e prudência para absorver apenas as coisas boas.

 

PENSE NISSO: “Pois toda a casa é edificada por alguém, mas Deus é o edificador de tudo”. Hb. 3:4

O Uso de recursos tecnológicos, como a TV, rádio, internet, celular, games, desperta, sem dúvida, o interesse e a atenção de todas as pessoas.  Se estes instrumentos forem usados adequadamente, poderão se tornar poderosos aliados no processo educativo.

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.