Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

434ª SEMANA - TEMA: A Mídia em Prol do Reino de Deus

Buscar

Categorias

27

Set

434ª SEMANA - TEMA: A Mídia em Prol do Reino de Deus

Leitura Bíblica: Rm.10:13-15; Mt. 28:19,20; Mc. 16:15,16

 

TEXTO CHAVE: “Salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne”. Judas verso 23

 

OBJETIVO DA LIÇÃO: Reconhecer a responsabilidade de anunciar Cristo; Perceber os desafios e as oportunidades para a difusão do evangelho e Descobrir como utilizar os meios de comunicação em favor do Reino de Deus.

 

GUARDE NO CORAÇÃO: “Como você tem usado seu tempo? Quantas horas por semana tem dedicado à obra de Deus? Fomos comissionados por Cristo para evangelizar o mundo e libertá-lo do inferno. O que você tem feito para cumprir sua missão?

 

PONTOS A ENFATIZAR:

a) A evolução dos meios de comunicação, é uma realidade que trouxe mudanças extremamente importantes para a sociedade. Isto representa muitos desafios a igreja, mas também preciosas oportunidades para a expansão do evangelho. Todos nós, um dia, recebemos uma chamada divina; Primeiro, para seguir a Cristo. Ele mesmo chamou: “VINDE a mim todos vós” (Mt. 11:28). Segundo, para testemunhar de Cristo. Ele mesmo enviou: “IDE e pregai o evangelho” (Mt. 16:15,16). Mateus foi um grande exemplo. Quando foi chamado tomou a seguinte decisão: Deixou tudo; levantou-se e seguiu a Jesus (Lc. 5:27,28). Cristo também está chamando-o (Is. 6:8). Qual a sua decisão?

b) Somos atalaias -  O atalaia era um vigia que ficava sobre o muro da cidade, a fim de anunciar a aproximação do inimigo. Ele possuía a responsabilidade de dar o alarme. E o povo, o dever de atendê-lo. Aquele que ignorasse o alerta poderia sofrer terríveis consequências (Ez. 33:7-9). Hoje, você é esse atalaia enviado para anunciar os perigos e o destino daqueles que vivem sem Deus (2 Tm. 4:1,2). Você foi escolhido para ser o libertador. O único capaz de livrar essas pessoas das garras satânicas (Jo. 8:36; 14:6).

c) O grande desafio – Evangelizar o mundo é um desafio urgente para a Igreja de Cristo na terra. Não podemos nos tornar indiferentes à realidade do mundo em que vivemos, e aos obstáculos que precisam ser vencidos.

d) A realidade atual do mundo – Segundo pesquisas, dezenove de cada 100 pessoas no mundo, são muçulmanos; dezoito não tem religião ou são céticas, dezesseis são católicas. Dezessete são cristãs não católicas, (ortodoxos, anglicanos, protestantes, evangélicos, pentecostais); catorze hinduístas e seis budistas. De acordo com a mesma pesquisa, o Brasil é considerado o maior país católico do mundo, mas, também é o maior país espírita do mundo. Como alguém, que recebeu a Cristo e provou das suas maravilhas, pode ficar estático diante dessa assustadora realidade?

e) O argumento do paganismo – Outro desafio que enfrentamos atualmente é a proliferação de seitas pagãs. Elas propagam-se pelo mundo inteiro. Os meios de comunicação são responsáveis pela rápida difusão delas. Já vimos como o rádio, a TV, o cinema e a internet encarregam-se de propagar movimentos como Nova Era, filosofias orientais, a exemplo do Zen Budismo, Hare Krisna, ou mesmo tribos como os Góticos, Punks e outros. Infelizmente, tem aumentado o interesse, e até mesmo a adesão de jovens por ritos de bruxaria moderna, motivados pelas caríssimas produções de Hollywood como Harry Potter e o Senhor dos anéis.

f) A grande urgência – De todos os desafios que enfrentamos, o maior deles é o tempo. Cristo em breve voltará! Resta-nos pouco tempo para cumprirmos nossa missão. O tempo não pode ser esticado. Por isso, precisa ser bem administrado. Se você não administrar bem o seu tempo, talvez não consiga executar tudo o que precisa ser feito. O tempo está correndo, façamos ou não o uso dele.  Como cristão, você prestará contas do seu tempo, talento e tesouro que lhe foram concedidos por Deus (Mt. 25:14-30).

g) A Igreja e os meios de comunicação – Temos diante de nós uma extraordinária oportunidade de transmitirmos mais amplamente através dos meios de comunicação, as boas novas da salvação. A Igreja precisa ocupar mais ativamente os espaços nos meios de comunicação de massa, seja na imprensa, TV ou radiofônica.

h) Você e os meios de comunicação – Você também pode utilizar a mídia como um meio de cumprir seu compromisso de anunciar o evangelho. O apostolo Paulo nos exorta a pregarmos o evangelho a tempo e fora de tempo (Co. 9:16; 2 Tm. 4:2). Lembre-se: pregar o evangelho é um dever de todos os que receberam Cristo como o seu Salvador.

 

PENSE NISSO: “A vida só vale a pena ser vivida quando cumprirmos a Grande Comissão”. (Cruzada estudantil).

 

Pesquisa Lições Bíblicas da CPAD.