Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

50ª Semana - Lucas 12:15 - O Materialismo e a Avareza

Buscar

Categorias

03

Fev

50ª Semana - Lucas 12:15 - O Materialismo e a Avareza

Texto Chave:

“Então lhes disse: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; a vida de um homem não consiste na abundancia dos bens que ele possui” - Lucas 12:15

Objetivo da Lição:

Cada discípulo deve saber que a atitude materialista e avarenta é condenada energicamente pela Palavra de Deus.


Pontos a Enfatizar:

a) O homem se torna materialista ao crer em três mentiras básicas: 1) Cada pessoa é dona do que possui; 2) A vida do homem consiste na abundância de bens que possui e 3)  O homem pode dispor a seu modo do que possui, seja isto adquirido por herança, trabalho, capacidade, vivacidade, engano ao próximo, etc. essas são mentiras do diabo e tem colocado o homem no caminho da cobiça e da avareza.

b) A avareza destrói o homem – A avareza é filha do egoísmo. É idolatria (Cl. 3:5; Ef. 5:5; Mt. 6:24). E o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males: mentira, enganos, subornos, injustiças, roubos, rixas, inimizades (1 Tm. 6:6-10). Os avarentos não podem herdar o reino de Deus.

c) Resumindo podemos dizer que a avareza: 1) Impede o homem de usar tranquilamente, com liberdade e com alegria os bens que possui (Ec. 1:3-10).2) Faz o homem duro e insensível para com os seus semelhantes; 3) Converte o homem em escravo do dinheiro; 4) Faz o homem cair na idolatria; 5) Atormenta o homem com  desejos insaciáveis de aumentar suas riquezas, levando-o a apoderar-se injustamente do alheio; 6) Faz o homem suscetível aos subornos na administração da justiça;7) Leva o homem a trair os seus e a oprimir aos necessitados e 8) Leva o homem a reter ou atrasar os pagamentos de seus assalariados.


Ajuda para desenvolver a lição:

Por tudo isso Deus reprova os avarentos. A Palavra de Deus nos orienta respondendo que Jesus é o dono e Senhor de tudo o que possuímos (Sl. 24:1); Que a vida do homem não consiste naquilo que possui (Mt. 4:4) e muito melhor dar que receber (At. 20:35).


SUGESTÕES:

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Obs. Pesquisa realizada na Revista Fundamentos para fé e obediência. Vl. II).