Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

53ª Semana - Salmos 5:6 - A Falsidade e a Mentira

Buscar

Categorias

24

Fev

53ª Semana - Salmos 5:6 - A Falsidade e a Mentira

Texto Chave:

“O Senhor destruirá os mentirosos. Ele sente nojo dos assassinos e enganadores” Salmos 5:6

Objetivo da Lição:

Todo discípulo de Jesus deve saber que a falsidade e a mentira destrói o relacionamento com Deus.

 
Pontos a Enfatizar:

a) A falsidade e a mentira são os pecados mais generalizados de nossa sociedade e os cristãos acabam ficando insensível a esses pecados. A mentira é covardia para não enfrentar a realidade, por isso o homem se justifica dizendo que a mentira se faz por necessidade para evitar problemas maiores. Essas justificativas são ilusórias e sem fundamentos, pois a falsidade e a mentira são imorais e contrárias a conduta que Deus requer de seus seguidores.

b) Mentira é a manifestação contrária à verdade, cuja essência é o engano e cuja gravidade se mede segundo o egoísmo ou a maldade de cada coração. Está proibida nos Dez Mandamentos (Ex. 20:16). No Novo Testamento um dos efeitos da conversão genuína é deixar de mentir (Ef. 4:25). Deus condena e proíbe a mentira (Pv. 6:16-19; 12:22; Mt. 15:18-20; Jo. 8:43-47; Cl. 3:9).

c) Jesus é o nosso exemplo de verdade, pois não houve engano na Sua boca (Is. 53:9; 1 Pd. 2:21,22). Devemos nos arrepender e mudar de atitude e de mentalidade, rejeitar a mentira e eliminá-la de nossa vida. Depois devemos confessar o pecado (Pv. 28:13-14).
Ajuda para desenvolver a lição –  Como este pecado afeta as relações entre os irmãos, somos responsáveis uns diante dos outros para corrigir, admoestar e ensinar.   (Tg. 5:19,20; Gl. 6:1,2 e Ef. 4:25).


SUGESTÕES:

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.

(Obs. Pesquisa realizada na Revista Fundamentos para fé e obediência. Vl. II).