Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

56ª Semana - 1 Co. 6:12 - Os Vícios

Buscar

Categorias

17

Mar

56ª Semana - 1 Co. 6:12 - Os Vícios

Texto Chave:

“Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências”. (1 Co. 6:12).


Objetivo da Lição:

Aprender que os vícios encontram oportunidade de avançar quando estamos na solidão, com más companhias, no ócio, curiosidade, busca de sensação de prazer e perigosos convites de “amigos”.    
 
Pontos a Enfatizar:

a) Vício é uma disposição, hábito ou tendência acostumada ao que é mau e cria dependência mental, física ou espiritual. Está relacionado com tudo o que seja prejudicial à saúde física e mental do indivíduo, sua família e da sociedade. O vicio priva o homem do uso normal e digno de suas faculdades, atentando contra a imagem de Deus no homem. O vicio é degradante e vergonhoso.

b) Alguns vícios mais comuns são: 1) Alcoolismo (Rm.13:13;Gl.5:21;1 Co. 5:11) Na embriaguez há destruição para a pessoa, a família e para a sociedade. A Bíblia condena severamente a embriaguez (1 Co. 6:10). 2) Glutonaria ou gula (Lc. 21:34). Gula é o excesso, a falta de moderação na comida ou bebida. Geralmente  comemos mais do que precisamos e isso traz o problema da obesidade. 3) Fumo (1 Co. 6:19-20). O fumo destrói o Santuário de Cristo que é nosso corpo. 4) Uso de drogas (Rm. 6:12-19; 7:15-20).

c) Jogos de azar (1 Tm. 6:9-10) Isso vicio vem da cobiça, mas o plano de Deus é que trabalhamos e ganhemos o dinheiro dignamente.


Ajuda para desenvolver a lição:

Precisamos de regeneração espiritual e batismo no Espírito Santo, aprender a acatar  o propósito de Deus para nossas vidas, assumir um profundo senso de responsabilidade sobre nossas vidas e ações. Vamos andar no Espírito, ter numa vida de oração e leitura da Palavra de Deus. (Rm.8:8).
 
SUGESTÕES:

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Obs. Pesquisa realizada na Revista Fundamentos para fé e obediência. Vl. II).