Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

57ª Semana - Romanos 12:21 - O Devolver o Mal por Mal

Buscar

Categorias

24

Mar

57ª Semana - Romanos 12:21 - O Devolver o Mal por Mal

Texto Chave:

“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Rm.12:21

Objetivo da Lição:

Nessa lição vamos reconhecer que tudo aquilo que fizeram para nos, está nas mãos de nosso Senhor. Não vamos devolver na mesma moeda.


Pontos a Enfatizar:

a) Devolver o mal por mal é a reação carnal em represália ao que nos fez mal. Geralmente espontânea e outras vezes premeditada. A represália é o direito que alguém se atribui a si mesmo para causar um dano maior ou igual ao que recebeu.

b) Isso acontece para vingar ou recompensar um agravo recebido. Normalmente é acompanhado de um sentimento de justiça porque se faz com compensação. È fazer justiça com as nossas próprias mãos. É malícia e fazer dano sem causas objetivas, por ciúmes ou inveja. Este espírito de devolver o mal por mal é um dos sentimentos mais dominantes no coração do homem.

c) Esse espírito se manifesta através do rancor, ressentimento, ofensas ou insultos, gritos, tratar com desprezo,desejos de maldiçoes, fazer sofrer, alegrar-se com a desgraça, palavras ferinas, calunias, tratar com indiferença, desejar o mal,etc.

d) A Bíblia ensina que nunca devemos devolver o mal por mal, mas sofrer o mal e não nos defendermos, perdoar de coração aquele que nos fez mal e vigiar para que não brote nenhuma amargura, orar e interceder, da graças a Deus e vencer o mal com o bem.


Ajuda para desenvolver a lição:

Cristo é o nosso Senhor e não podemos fazer o que queremos, mas sim o que Ele nos ordena. Mt. 5:38-48; Ef. 4:32; Mt. 6:14; Cl. 2:12,13; Mc. 11:25,26; 1 Ts. 5:15; Lc. 6:27-36; Rm. 12:17-21; 1Pd. 2:21-23.  

SUGESTÕES:

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Obs. Pesquisa realizada na Revista Fundamentos para fé e obediência. Vl. II).