Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

58ª Semana - Romanos 12:21 - A Injustiça

Buscar

Categorias

31

Mar

58ª Semana - Romanos 12:21 - A Injustiça

Texto Chave:

“Bem aventurado os que observam a justiça, que praticam o que é correto em todos os tempos”. Sl. 106:3


Objetivo da Lição:

O discípulo do Senhor deve aprender que vivemos num mundo injusto e seguir aquilo que a Bíblia ensina e que Jesus viveu.

Pontos a Enfatizar:

a) Injustiça é o posto da justiça. Deus chama a injustiça de abominação e castigará com Seu furor toda injustiça dos homens. (Dt. 25:16. Rm. 1:18 e 2 Pd. 2:9). Nossa responsabilidade é fazer justiça, não exigir que seja feita justiça a nós (Sl. 15; 106:3; Mq. 6:8).  Devemos receber a injustiça que nos fazem e perdoar os que nos machucam. 2Pd. 2:10.

b) Alguns parecem entender o Evangelho ao contrário. Em lugar de amar exigem amor; em vez de dar, pedem; não servem, mas querem ser servidos; em vez de fazer justiça, exigem que se lhes faça justiça.

c) Devemos praticar justiça nas dívidas, salários injustos, subornos, mentiras, enganos, exageros para vender algo, na falta de respeito, aos irmãos, aos pastores e anciões, aos pais, aos filhos, ao cônjuge, as autoridades, não fazer acepção de pessoas, não ser parcial, não julgar segundo as aparências, etc.

d) é injusto sobrecarregar a outros com trabalhos e responsabilidades que eu devo levar, impor a outros o que me corresponde, abusar da bondade de outros, não colaborar no serviço da casa, ser comodista e parasita. Mt. 20:26-28.


Ajuda para desenvolver a lição

Para que haja harmonia a tônica é o amor. É injusto diante de Deus que alguns tenham tanta fartura e outros passam fome. A vontade de Deus é que o que tem reparta com o que não tem. Sl. 133.

SUGESTÕES:

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Obs. Pesquisa realizada na Revista Fundamentos para fé e obediência. Vl. II).