Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

70ª Semana - Salmo 15 - O perfil do cidadão do céu

Buscar

Categorias

24

Jun

70ª Semana - Salmo 15 - O perfil do cidadão do céu

Texto Chave:

“Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e invejas”. Romanos 13:13.

Objetivo da Lição:

Saber que o verdadeiro cidadão dos céus é uma pessoa íntegra em sua vida espiritual, social, moral e pessoal.


Pontos a Enfatizar:

a) No Salmo 15 o salmista teve uma revelação das qualidades necessárias a todos os que querem ir para o céu. “Quem habitará no Tabernáculo de Deus? Quem morará no teu santo monte?”

b) As qualificações diante de Deus são:  a)Aquele que anda em sinceridade: A palavra hebraica para integridade é TAMIM, significando que o individuo íntegro é aquele que diz o que faz e faz o que diz. b)Pratica a justiça: O cristão só consegue viver bem diante do Senhor se tiver a justiça divina.

c) Qualificações diante dos homens: a) Falar a verdade: o cidadão dos céus não vive mentindo; b) Não difamar o próximo: difamar significa “tirar a boa fama ou o crédito”, falar mal de alguém. Isto é crime! C) Não faz mal ao próximo: aqui refere-se a qualquer tipo de atitude que venha a prejudicar o próximo em qualquer circunstância. D) Não aceitar afronta contra o seu próximo: O cidadão dos céus é capaz de suportar a afronta contra si mesmo. E) Despreza o réprobo: o mal, perverso, reprovado. Não pode aprovar, por ação ou omissão, o comportamento dos ímpios. F) Honrar aos que temem a Deus; g) Cumprir os seus compromissos, h) Não emprestar seu dinheiro com usura: Sem explorar o necessitado. I) Não aceitar suborno: Subornar é dar dinheiro para conseguir alguma coisa que vá de encontro à moral e aos princípios cristãos.


Ajuda para desenvolver a lição:

Seis palavras apenas são usadas no final do salmo, para descrever o galardão do verdadeiro cidadão do céu: “quem faz isto nunca será abalado”. Conhecendo as qualidades exigidas para habitar no céu, devemos nos esforçar, pedindo ajuda a Deus e colocando em prática em nosso viver diário.

 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, Salmos, 1997, CPAD)