Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

75ª Semana - Mt. 5:9 - Bem-aventurado os Pacificadores

Buscar

Categorias

29

Jul

75ª Semana - Mt. 5:9 - Bem-aventurado os Pacificadores

Texto Chave:

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Mateus 5:9
 
Objetivo da Lição:

Deus está á procura de homens e mulheres prontos a levantar a bandeira da paz em meio aos conflitos e guerras deste mundo.

Pontos a Enfatizar:

a) Exemplos de pacificação na Bíblia – Não a paz a qualquer preço, pois uma vez estabelecida em bases que não levam em consideração o amor e a justiça, não pode ser considerada paz. A) José do Egito (Gn. 50:19-21); B) Abigail (1 Sm. 25); C) Gamaliel (At. 5:38,39); D) Barnabé (At. 9:27).
 
b) Obstáculos à pacificação – Não é fácil alcançar a paz e a sua conquista é resultante de empenho. Dentre tantos obstáculos destacam-se: a) O Eu Próprio – Egoísmo é a doença espiritual que está minando as bases da nossa sociedade. As palavras mais conhecidas e usadas hoje em dia são os pronomes “eu” e “meu”. Eu sou, eu sei, eu farei, minha casa, meu emprego, meu nome, minha honra. É o homem vivendo para si pouco ligando com a sorte do seu semelhante. (Fp. 2:21). B) O Espírito Contencioso – (2 Tm. 2:24-26). Deus abomina o que semeia contenda entre irmãos (Pv. 6:19).
 
c) Privilégios do pacificador – Como atua o bombeiro face a um incêndio, tal qual age o pacificador em meio aqueles que digladiam entre si. O pacificador é alguém convencido do fato de haver recebido de Deus “o ministério da reconciliação” (2 Co. 5:18). O pacificador é um homem cuja bandeira é a paz. Deste modo ele está ocupado em promover: a) A Reconciliação do Homem com Deus (Jó 22:21-23); b) A Reconciliação do Homem consigo mesmo – Se o homem não tem paz com o Deus que o criou, jamais poderá sentir-se em paz consigo mesmo. É aqui que entra o trabalho solidário do pacificador, que após ter levado o homem a se reconciliar com Deus procura levá-lo a cultivar a auto-estima como filho de Deus que agora é. (1 Jo. 3:1,2). C)  Reconciliação do homem com o próximo – O pacificador leva o homem agora a gozar da comunhão  com o seu semelhante.

 
Ajuda para desenvolver a lição:

Apesar da importância de reconciliar o homem com Deus, consigo mesmo e com o seu semelhante, o pacificador tem o privilegio que excede a todos os demais, ele é chamado “Filho de Deus”. Mateus 5:9.

 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, Outubro a Dezembro,1981- CPAD)