Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

80ª Semana - Mateus 5:3 - Bem-aventurança da humildade

Buscar

Categorias

05

Set

80ª Semana - Mateus 5:3 - Bem-aventurança da humildade

Texto Chave:

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 5:3.
 
Objetivo da Lição:

Vamos aprender que só a humildade é capaz de incomodar a mão de Deus e impedir o derramamento do Seu juízo.

Pontos a Enfatizar:

a) Humildade não é ser tolo, néscio, imbecil ou estúpido e também não é ser covarde. Humildade é ausência de soberba. É alguém que apesar de ser, ter e saber alguma coisa, despojado da arrogância, vive como se não fosse, não tivesse e nem soubesse o que é, tem e sabe. Humildade é qualidade inseparável do Rei (Mt. 21:5) do Reino (Lc. 17:20) e dos súditos do Reino (Mt. 5:3).
 
b) Precisamos aprender a ser humildes, permitindo que o Espírito Santo instile em nós a piedade de Cristo e nos faça parecidos com Ele mesmo. Jesus nos diz: “...aprendei de mim que sou...humilde de coração...”.(Mt. 11:29). Precisamos demonstrar o que aprendemos através da Palavra de Deus.(2 Tm. 2:1,2).
 
c) Veja as bênçãos decorrentes da humildade: 1) Multiplicada Graça de Deus (Tg. 4:6). 2) Vitória sobre satanás (Tg. 4:7). 3) Maior comunhão com Deus (Tg. 4:8). 4) Sensibilidade Espiritual (Tg. 4:9) e 5) Zelo pela reputação alheia (Tg. 4:11). O discipulo humilde é alguém que valoriza e zela pela reputação do seu irmão.

 
Ajuda para desenvolver a lição:

Falar mal do semelhante é sinal de desamor e prova de presunção, e é querer dar a impressão de ser melhor do que a pessoa de quem maldiz. Tiago assemelha esta atitude a atitude de julgar a lei e aproveita para proibir-nos de agir assim.

 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, Outubro a Dezembro,1981- CPAD)