Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

83ª Semana - Mateus 5:6 - Bem-aventurança da Fome de Justiça

Buscar

Categorias

22

Set

83ª Semana - Mateus 5:6 - Bem-aventurança da Fome de Justiça

Texto Chave:

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”.  Mt. 5:6
 
Objetivo da Lição:

Mostrar o desespero que o pecado lança na alma de um homem justo, e mostrar a luta desse mesmo homem no sentido de restaurar a comunhão com o Deus contra o qual pecou. (Ver o Salmo 51).

Pontos a Enfatizar:

a) Aspectos sobre justiça: 1)A justiça de Deus- se manifesta em dar a cada um o correspondente a seus méritos.(2 Tm. 4:8);  2) A justiça do homem – Com o pecado o homem perdeu o estado de graça diante de Deus e procura a sua própria justiça (Is. 64:6); 3) A Justiça de Cristo – Em Cristo a justiça é um atributo moral (Hb. 7:26-28); 4) A Justiça do cristão – A justificação cancela nossa dívida do pecado e lança a justiça de Cristo em seu lugar (Rm. 3:24-26).
 
b) Obstáculos a uma vida de justiça – 1) Ausência de comunhão com Deus (Tg. 4:4).É impossível amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. 2) Conformação com o mundo – (Rm. 12:2). A conformação com o mundo é capaz de inibir o nosso progresso espiritual. 3) Falta de alvo permanente – (Fp. 3:14).  Por falta de objetivo na vida muitos não sabem no que culminará a sua caminhada com Cristo.
 
c) Cultivando uma vida de Justiça – 1) Estudo da Palavra de Deus – Mt. 4:4, Fome da Palavra de Deus indica fome de justiça. 2) Prontidão para confissão (Sl. 51:1-5). Pecados encobertos têm sido a principal razão da falta de progresso espiritual  na vida de muitos cristãos. 3) Anela pela pureza (Sl. 51:7). Deus está pronto para a perdoar todo e qualquer pecado cometido. 4) Simpatia pelos injustiçados (Tg. 5:1-6). É impossível ao cristão assimilar a justiça divina na sua vida e assistir passivamente a opressão do seu semelhante por parte daqueles que não temem a Deus.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Deus tem interesso no ser humano total e através de seus profetas proíbe a exploração do homem pelo homem (Tg. 5:1-6). 
 
 
SUGESTÕES: (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, Outubro a Dezembro,1981- CPAD)