Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

89ª Semana - Dt. 4:40 - O Princípio da Autoridade Paterna

Buscar

Categorias

03

Nov

89ª Semana - Dt. 4:40 - O Princípio da Autoridade Paterna

Texto Chave:

“E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos”. Dt. 4:40.
 
Objetivo da Lição:

A verdadeira autoridade no lar gera segurança e garante a sólida formação do caráter dos filhos.

Enfatizar:

a) A legítima autoridade exercida pelos pais é um ingrediente indispensável na formação dos filhos, desenvolvendo neles a capacidade de entender os limites estabelecidos dentro e fora do lar. Sempre visando o aperfeiçoamento do caráter dos filhos. Ainda está em tempo de resgatar esse princípio em seu lar.

b) O que leva a falta de autoridade – 1) Pouca ou nenhuma presença do pai no processo formativo dos filhos - A ausência da figura do pai é a principal causa da crise de autoridade no lar. È necessário que o homem exerça seu papel na família, pois a criança perde o referencial  paterno como fator de educação. 2) Ausência de limites – Além da responsabilidade  de alimento, vestimenta e abrigo, os pais sabem que uma criança sem limites éticos, cabíveis e lógicos, não é realmente livre e muito menos feliz. Negar um pedido de um filho não é tarefa fácil, mas o “não” dito na hora certa e de maneira correta gera um fator positivo na formação do caráter da criança.
 
c) Podemos observar nas igrejas a impotência dos pais diante da rebeldia de seus filhos, lugar que se espera um comportamento adequado. Filhos procedentes de lares onde não há limites crescem desajustados. Nossa missão é de primeira grandeza: repassar aos filhos os verdadeiros conceitos de uma vida feliz e espiritualmente próspera. (Dt. 6:6,7; Tt. 2:7 a.)
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Podemos recuperar a autoridade perdida, cuidando de nossos filhos pessoalmente, sendo esse o papel dos pais e não dos avós, tias, e demais parentes. Acompanhar os filhos adolescentes pela facilidade que eles tem de seguir opiniões divergentes do grupo de amizade. Leiam Efésios 6:1-4

SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).
1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, 2º trimestre de 2004/Eliezer Lira- CPAD)