Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

90ª Semana - Efésios 6:1 - A Criança e a Família

Buscar

Categorias

17

Nov

90ª Semana - Efésios 6:1 - A Criança e a Família

Texto Chave:

“Vós filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”. (Efésios 6:1).
 
Objetivo da Lição:

O futuro feliz de uma família depende da criação dos filhos desde pequeninos, no temor ao Senhor, segundo a Bíblia.

Enfatizar:

a) Pais e Filhos – 1) Ensinando os filhos pelo exemplo (Dt. 11:18). Os pais formarão na criança o estimulo necessário para serem abençoados, lendo e ouvindo a Palavra de Deus com prazer e reverencia. 2) Ensinando a criança com amor (Dt. 11:18). O ensino dos pais deve ser de coração para coração. O amor à criança precisa ser dosado com firmeza de atitudes para que haja equilíbrio na formação de uma personalidade cristã ideal. 3) Ensinando pelo falar (Dt. 11:19). O lar é a primeira escola da criança e os pais os primeiros mestres. A fala continua sendo o maior meio de comunicação no ensino.

b) O efeito do ensino da Palavra de Deus – 1) Dt. 31:12 – O ensino coletivo, em conjunto, publico da criança. Se os pais não instilarem o ensino da lei divina na alma das criançinhas, o mundo ímpio logo o fará. 2) A Palavra ouvida  e vista ainda é o mais eficiente canal de aprendizado (Dt. 31:12). 3) O Temor de Deus não é só comunicado por efeito da Palavra (Dt. 31:12). 4 ) temor a Deus e a obediência à Palavra (Dt.31:12,13).
 
c) A criança no enfoque geral – A formação da personalidade na criança é quádrupla: a) Formação cristã; b) Formação social; c) Formação moral e d) Formação intelectual.  É a mãe quem mais influi na formação do caráter dos filhos por ficar mais tempo com eles e conseqüentemente cuidar deles.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A igreja (alem do lar) não cuidar da criança hoje, para ensinar-lhes as bênçãos que o Senhor tem para dar-nos, amanhã a igreja não terá adolescentes, jovens, nem adultos para executar a sua missão.  Não podemos esperar para colher frutas de plantas de que não cuidamos.
 
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, 2º trimestre de 2004/Eliezer Lira- CPAD)