Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

92ª Semana - Cantares 8:7 - O Amor na Família

Buscar

Categorias

26

Nov

92ª Semana - Cantares 8:7 - O Amor na Família

Texto Chave:

“As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam”. Cantares 8:7
 
Objetivo da Lição:

A ausência de amor entre os cônjuges afeta moralmente o casamento na sua base e leva toda a família a destruição. 

Enfatizar:

a) Deus estabeleceu o casamento para o bem-estar e felicidade dos cônjuges, o que somente será possível pelo vínculo do amor. Sem amor a união passar a ser uma caricatura sem vida, sem conteúdo, sem realidade. A união conjugal depende do amor para persistir por toda a vida.  Sem amor a família se degrada e se embrutece, e só o amor realiza a comunhão entre Cristo e a Igreja.

b) O Amor nas necessidades da Família – 1) Necessidades relativas à sobrevivência: São necessidades concentradas na área física: alimentação, descanso, lazer, proteção e auxilio mútuo entre os membros da família, a partir do casal. (1 Co. 16:14).  Se não pusermos amor em tudo o que fizemos, a vida perde o sentido e tornar-se um vazio. 2) Necessidades psicológicas: A Bíblia utiliza vários termos para designar os componentes da personalidade no homem como alma, espírito, mente, memória, coração, sentimento, vontade, conhecimento. A necessidade primordial dessa personalidade é a de amar e ser amado.
 
c) O amor do marido pela esposa deve ser como o amor de Cristo (noivo) pela Igreja (noiva). Deve ser puro, sincero, constante perpétuo, protetor e provedor. Faça sempre o melhor e o máximo que puder por sua esposa. A falta de amor na mulher normalmente se manifesta pela falta de respeito à autoridade do marido. A falta de amor de ambos pode levar à desintegração do lar, com prejuízos espirituais, morais e sociais.
 
Ajuda para desenvolver a lição:

O amor se mantém péla auto-avaliação, pela humildade, pela diligência e presença do Espírito Santo. Só assim o casamento e a família estão protegidos dos ataques do Inferno.  

SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, 2º trimestre de 2004/Eliezer Lira- CPAD)