Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

93ª Semana - 1 Jo 2:16 - A Família e os Meios de Comunicação

Buscar

Categorias

01

Dez

93ª Semana - 1 Jo 2:16 - A Família e os Meios de Comunicação

Texto Chave:

“Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”. 1 João 2:16
 
Objetivo da Lição:

A família cristã não deve portar-se de maneira passiva diante dos meios de comunicação, mas buscar sabedoria de Deus para agir de forma Crítica e seletiva, levando sempre em conta as reivindicações da Palavra de Deus.   

Enfatizar:

a) Pode a sua família ser enquadrada no Salmo 128? Poucas famílias se reúnem ao redor da mesa para estudar a Bíblia, porque os meios de comunicação não deixam.

b) Os ingredientes prediletos dos meios de comunicação são a concupiscência da carne, dos olhos e a soberba da vida. A palavra concupiscência significa aquilo que eu desejo, que eu quero que eu gosto. É em cima da vontade carnal descontrolada que os publicitários fomentam suas campanhas, induzindo uma audiência passiva e sem discernimento a consumir ideologias e comportamentos nocivos que desagradam a Deus.  A grande maioria das propagandas apela através do sexo, adultério, prostituição, homossexualismo, glutonaria e bebedice, como se fossem coisas normais e legítimas. São apresentadas as mais sedutoras sugestões visuais para despertar a cobiça no coração levando a soberba da vida.
 
c) Por que os meios de comunicação prejudicam a família. 1) Roubam o tempo à devoção familiar; 2) Levam a impureza e o pecado para dentro do lar; 3) Impedem a família de ir à Igreja. Não podemos deixar nossa família sofrer por falta de controle dentro de nosso lar. Para isso pedimos que você seja: 1) Um exemplo no uso dos meios de comunicação; 2) Seletivo e crítico; 3) Rigoroso quanto ao dia do estudo da Família Forte como culto doméstico.  
 
Ajuda para desenvolver a lição:

Como você tem lidado com os meios de comunicação? Não se deixe prender por eles nem permita que eles contaminem sua família. Só assim o nome de Cristo será exaltado na sua vida e de seus familiares.
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, 2º trimestre de 2004/Eliezer Lira- CPAD)