Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

94ª Semana - 1 Timóteo 6:9 - A Ansiedade pelas coisas temporais

Buscar

Categorias

08

Dez

94ª Semana - 1 Timóteo 6:9 - A Ansiedade pelas coisas temporais

Texto Chave:

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”. 1 Timóteo 6:9
 
Objetivo da Lição:

A ambição e a cobiça, por serem formas de auto-adoração, afastam o homem de Deus e dos seus valores, comprometendo a estabilidade da família.

Enfatizar:

a) Ambição: Ter ambição é desejar ardentemente alcançar um objetivo ou objeto, não importando as consequências éticas deste desejo.  Fundamenta-se na teoria de que a felicidade está na aquisição de poder, status e riquezas. Jesus ensina que o maior tesouro que o homem pode ter é a salvação de sua alma (Mt. 16:26). A ambição leva o homem a esforçar-se sem limites para obter bens, conforto e luxo. Faz com que ele  quase sempre ponha o amor em segundo plano e sacrifique a dignidade de toda a família, humilhando-a, constrangendo-a e provocando total desestrutura do lar.

b) Cobiça: É um desejo impetuoso, violento e desequilibrado de adquirir bens materiais. Difere da ambição apenas por ser mais forte e mais nociva. Enquanto a ambição restringe-se ao desejo veemente e sôfrego de possuir bens materiais, a cobiça inclui até a tentativa de apossar-se do que pertence ao próximo. A cobiça promove a opressão, a traição, a desonestidade, todo tipo de crueldade contra o próximo e é entrada no coração do homem do orgulho, arrogância, presunção a altivez de espírito.
 
c) Uma das primeiras consequências perceptíveis na vida do cristão que entra pelo caminho da cobiça é o afastamento dos valores espirituais. Não consegue mais discernir o conceito de necessidade real. Passa a depositar sua confiança nos valores materiais. Aos poucos sua fé vai sendo minada e destruída, uma vez que ela está relacionada ao invisível, imaterial (Hb. 11:1).
 
Ajuda para desenvolver a lição:

A Bíblia traz exemplos de Ló (Gn. 13:6); Acã (Js. 6:18,19) e Ananias (At. 5:1-10), pessoas que deixaram-se levar pela ambição e cobiça, cujos resultados foi desastrosos. Tudo que você juntar ficará aqui, mas o que você fez pela obra do Senhor terá recompensa. (Lc. 12:20).
 
 
SUGESTÕES:   (Obs. Veja matéria completa sobre o tema no Site da Igreja da Família).

1. Ouça um louvor (DVD, CD...) (Obs. CD de louvor na Livraria da Igreja)
2. Oração Inicial
3. Discutir o assunto com todos os presentes pedindo a opinião de cada participante.
4. Encerrar estimulando os presentes a decorar o texto-chave, em seguida faça uma oração agradecendo a Deus por cada vida presente.
(Pesquisa efetuada na Revista Lições Bíblicas, 2º trimestre de 2004/Eliezer Lira- CPAD)