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As bodas do Cordeiro

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05

Jul

As bodas do Cordeiro

(Plano Divino através dos Séculos)

A ceia das Bodas do Cordeiro é a expressão máxima da relação entre Cristo e sua Igreja. É a figura do casamento, do esposo e a esposa, que aparece na Bíblia em várias passagens (Jo.3:29; 2 Co.11:2; Ef. 5:25-33; Ap. 19:7,8; 22:7). Mateus 25:1-12 apresenta uma parábola de Jesus que retrata a história de um casamento, e que oferece dupla interpretação: uma sobre Israel e outra a respeito da Igreja.
Jesus ilustrou Seu ensino utilizando-se do costume oriental para o casamento. Depois de feitas às cerimônias religiosas, começava-se a celebração festiva do casamento. A festa podia prolongar-se por vários dias, dependendo das possibilidades do pai da noiva. Nos festejos noturnos, os convidados deviam sempre ter lâmpadas acesas. No caso da história de Jesus, o noivo atrasou. Os convidados deveriam estar devidamente preparados com azeite em suas vasilhas e nas lâmpadas. Qualquer convidado sem lâmpada era considerado um estranho e não podia entrar na festa. A primeira interpretação diz que as virgens representam o remanescente judeu (144 mil) salvo no período da Grande Tribulação. A segunda distingue os dois grupos como uma representação dos crentes salvos e dos crentes apenas nominais no seio da Igreja, quando da vinda de Cristo. A terceira interpreta as dez virgens como um todo, e também, cada crente individualmente.

QUEM SÃO AS DEZ VIRGENS?
Mt. 25. Não são dez pretendentes do esposo, nem são dez igrejas cristãs que competem pelo mesmo esposo. São, na verdade, os crentes individualmente que compõem o corpo da Igreja (a esposa do Cordeiro). O número dez não tem um significado dogmático ou doutrinário. Representa a noiva na sua inteireza. Jesus via a Igreja como um todo, o corpo invisível em toda a Terra ( I Co. 12:12,14,27). Jesus via também a igreja local e visível, isto é, membros em particular. No oriente, o noivado é tão sério quanto o casamento. Na historia bíblica a mulher comprometida em noivado era chamada esposa e, apesar de não estar unida fisicamente ao noivo, ela estava obrigada à mesma fidelidade como se estivesse casada. (Gn.29:21; Dt. 22:23,24; Mt. 1:18,19). A Igreja é a esposa de Cristo porque está comprometida com Ele. (Ap. 19:7; 21:9; 22:17).
Duas classes de crentes: os insensatos e os cautelosos > Essas duas classes são uma realidade espiritual na Igreja de Cristo. São identificados por Jesus como loucas e prudentes. As loucas representam os cristãos insensatos e alienados espiritualmente. É aqueles cristãos que não agem racionalmente na sua vida de fé, por isso, não sabem o que estão fazendo. As prudentes representam os cristãos cautelosos e previdentes, que mantém uma vida de vigilância e espiritualidade.

INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS PARA ESTAR NAS BODAS
Aquelas virgens tinham vasilhas e lâmpadas (Mt. 25:7-9). Mas precisavam, na verdade ter o principal elemento: o azeite. As loucas não levaram azeite em suas vasilhas, mas as prudentes sim. Estavam devidamente preparadas.Aquelas virgens tinham que ter vestidos brancos de linho fino (Ap. 19:8), lavados no precioso sangue do Cordeiro (Ap. 7:14).Precisavam de calçados do evangelho da Paz (Is. 52:7; Ef. 6:15). Tinham que ter com elas vasilhas para o azeite. (Mt. 25:4; Ef. 5:18) e o próprio azeite (Mt. 25:3,4), que é o símbolo do E.S.

O TEMPO DAS BODAS
(Mt. 25:6).O texto diz ?a meia-noite?. Que representa a meia noite? É o tempo do clímax da esperança da Igreja. É o fim e o principio de um tempo (dia, dispensação ,era). É a hora do silencio total, quando todos dormem. Pode ser a consumação ou principio de um novo dia ou tempo. Não é difícil de estabelecer o tempo desse evento. Ela acontecerá entre o arrebatamento da Igreja e a segunda fase da volta de Cristo a terra.Ocorrerá, precisamente, logo após o julgamento das obras dos crentes no tribunal de Cristo, visto que em Ap. 19:8, a esposa aparece vestida de linho fino que ?são as justiças dos santos?.

O DIA DE CRISTO (FP. 1:10)
O dia de Cristo nesta passagem diz respeito ao tempo de sete anos, nos quais a Igreja estará no céu, e simultaneamente, ocorrerá na terra a Grande tribulação; Podemos definir que o Dia de Cristo abrange três fatos escatológicos especiais, os quais são: O encontro da Igreja com Cristo nas nuvens ( I Co. 15:51,52; I Ts. 4:14-17;). O tribunal de Cristo (2 Co. 5:10; Fp. 1:10; 2 Co. 1:14; Ef. 5:27) e as Bodas do Cordeiro (Ap. 19:7).


O LUGAR DAS BODAS
Ap. 19:1: 21:9. Pela ordem normal dos acontecimentos escatológicos, esse evento acontecerá no céu. Quando João declarou ?ouvi no céu como uma grande voz de uma grande multidão que dizia: Aleluia!?, ele identificou naturalmente o lugar. Alegria e triunfo pelas vitórias do Cordeiro são demonstradas e, a seguir, surge a noiva do Cordeiro já glorificada, coroada e preparada para o glorioso casamento. Entendemos, então, que o céu é o lugar mais adequado para esse acontecimento extraordinário.


PARTICIPANTES DAS BODAS
O casamento é de Cristo e a Igreja, mas os convidados são muitos.De acordo com Dn. 12:1-3 e Is. 26:19-21 o Israel salvo da Grande Tribulação e os santos do Antigo Testamento são os convidados especiais. Devemos ter cuidado na interpretação desse evento para não confundirmos nem misturarmos os fatos que envolvem as bodas no céu as bodas na terra. No céu, as bodas são da Igreja e o Cordeiro (Ap. 19:7-9). Na terra, as bodas envolvem Israel e o Cordeiro (Mt. 22:1-14; Lc. 14:16-24). A cena das bodas no céu difere das bodas na terra. No céu, somente a Igreja e seus convidados participarão. Na terra, Israel estará esperando que o esposo venha convidá-lo a conhecer a esposa (a Igreja), que estará reinando com ele no período milenial.

CONCLUSÃO: No céu, os salvos receberão as recompensas (coroas) por suas obras feitas na terra, e as bodas do Cordeiro coroarão a Igreja pela sua fidelidade a Cristo.