Quartas-feiras

19h30 reunião de ensino

Domingos

19h culto & ministério infantil

(47) 3370-2119

Como devemos orar

Buscar

Categorias

05

Jul

Como devemos orar

Os discípulos de Jesus certo dia pediram (Lc.11:1) para serem ensinados a orar, pois entenderam que a oração era uma necessidade de todos aqueles que querem seguir fielmente o Senhor. Assim como se aprende a andar, falar, tocar algum instrumento musical ou uma língua estrangeira, assim também devemos aprender a orar. Temos crentes que nunca passaram de uma vida infantil na oração, orando sempre a mesma coisa e gostam só de um tipo de oração ? a petição. Temos o Espírito Santo que vai nos ajudar a orar, pois o Senhor sabe da nossa dificuldade (Rm.8:26) e Jesus mesmo disse que Ele nós guiaria em toda a verdade (Jo. 16:13). Portanto a oração é uma arte, onde pessoas comuns tornam-se gigantes espirituais e alcançam favores divinos que de outra maneira seriam impossíveis. No Antigo Testamento o sacerdote oferecia o sacrifício pela manhã e ao entardecer e hoje nós somos os sacerdotes reais (I Pd.2:5) e oferecemos sacrifícios espirituais agradáveis a Deus. Todo crente é sacerdote porque pode oferecer o sacrifício contínuo da oração no altar do coração. Ao amanhecer e ao anoitecer devemos oferecer ao Senhor nossa oferta contínua de oração, embora para orarmos não tem hora do dia ou da noite, já que as portas do céu estão abertas para que possamos chegar até a Sala do Trono. O tempo que devemos passar em oração também deve ser programado. No começo deve ser um tempo adequado e que a oração flua normalmente . Conforme vamos nos adaptando , devemos aumentar nosso tempo ao pés de Jesus Cristo. De dez a quinze minutos é um bom inicio, depois podemos aumentar para trinta minutos até uma hora diária. Podemos com a experiência de oração, orar três vezes ao dia, sendo vinte minutos pela manhã, vinte minutos a tarde e vinte minutos a noite. Teremos uma oração sossegada, sem ansiedade e o relógio vai andar normalmente. O lugar da oração é você quem escolhe, pois cada um de nós tem manias que alteram nossa comunhão com nosso Senhor. Um cantinho na casa onde podemos nos ajoelhar, preparado com amor e carinho é o lugar ideal. Para nossa oração sair da rotina e da repetição, devemos usar tudo que pudermos para nos auxiliar. Comece sendo sincero e apresente a Jesus todo o seu coração não escondendo nada, pois o maior desejo de nosso Pai é que nos tornamos íntimos. Lealdade, sinceridade, faz parte da oração do crente! Tenha a sua própria oração, pois a oração de outras pessoas não é a sua realidade. Até podemos usar como modelo, assim como Jesus deixou o Pai Nosso, mas o estímulo de nosso coração é orar com espontaneidade e transmitir a nossa realidade. Como fonte de ajuda, temos em primeiro lugar a Bíblia Sagrada, pois é somente nela que nossas orações devem estar fundamentadas. Tudo que falarmos com o Pai deve estar baseado na Palavra. Aqui inicia a oração de fé! O livro de Salmos é uma fonte inesgotável de orações, onde você pode de joelhos, recitar aqueles Salmos que estiverem falando ao seu coração. Os hinos são outra fonte de auxílio para a oração sair da rotina. Como é bom cantarmos hinos ao Senhor, louvando, adorando e prestando nossa ação de graça todos os dias. Você vai usar todos esses auxílios nos diversos tipos de orações existentes que vamos identificar abaixo.

DIFERENTES TIPOS DE ORAÇÕES
1 - Oração de Ações de Graça > é dizer obrigado a Deus. É a oração de gratidão pelas bênçãos recebidas diariamente. É a expressão máxima de reconhecer que dependemos unicamente do Pai. Todos os dias devemos agradecer a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito em nossa vida.
2 - Oração de Louvor > é juntarmos todas as expressões possíveis de louvor a Deus e expressar em palavras, glorificando ao Seu Nome. É louvar a Deus pelo que Ele faz.
3 - Oração de Adoração > é exaltarmos unicamente a Deus por tudo aquilo que Ele é.
4 - Oração de Arrependimento > é a oração de auto- análise do próprio coração diante de Deus. Não podemos esquecer que somos pecadores e necessitamos de perdão. Não podemos ser vagos nesse tipo de oração, mas confessar todos os nossos pecados cometidos durante o dia, com detalhes. O Espírito Santo vai ajudar a lembrar de todos os atos ruins e que iriam atrapalhar a comunhão com o Pai (Sl.51).
5 - Oração de Intercessão > é a oração em favor de outras pessoas, colocando-se no lugar delas e pleiteando a causa como se fosse sua. Pedimos que a vontade de Deus seja feita na vida de outros. É importante fazer uma lista das pessoas pela quais iremos orar para anotar a data da resposta (Lc.22:31-32)
6 - Oração de petições > é um pedido feito a Deus visando satisfazer as nossas necessidades pessoais, sempre baseada nas promessas divinas. É a oração preferida de toda criança na fé, mas também a preferida daqueles que não crescem na fé e no conhecimento de Deus. Quanto mais conhecemos a Palavra de Deus, mais vamos ter respostas de nossas orações (Mt. 7:7; Lc. 11:9, Jo. 16:24).
7 - Oração de Consagração > é a oração feita quando não sabemos a vontade de Deus. Quando estamos esperando a resposta de nossa oração precisamos ter uma atitude de submissão à vontade de Deus. Vamos nos consagrar e esperar para conhecer e seguir a vontade divina (Rm.12:1).
8 - Oração de Entrega > é a oração feita quando alguma coisa chega em nossa porta que nos trás preocupação, inquietação. Você ora e transfere tudo ao Senhor. Entrega nas mãos do Pai e descansa no Senhor. (Sl. 37:5).

Agora você pode montar um planejamento diário ou semanal de oração. Você vai gostar tanto de orar que nunca mais irá deixar da oração. Veja o exemplo abaixo:
ORAÇÃO DA MANHÃ > 1- Leitura da Bíblia ; 2 ? Consagração e 3 - Petição
ORAÇÃO DA TARDE > 1 ? Louvor; 2- Entrega ; 3- Leitura da Bíblia; 4- Intercessão
ORAÇÃO DA NOITE > 1- Adoração; 2 ? Arrependimento; 3- Ações de graça.

Podemos orar em silêncio (1 Sm.1:13); Em voz alta, gritando (Ne. 9:4; Ed. 3; Ez. 11:13); Podemos orar com nossas próprias palavras, usando a Bíblia,com nossa mente e com nosso Espírito (I Co. 14:14-18); Podemos orar sem palavras discerníveis , gemendo (Rm.8:26,27); Com convicção de que o Espírito Santo levará a Deus. Cantando (Sl. 32:1,2. Ef.5:19-20; Cl; 3:16); Jejuando (Ed. 8:21; Ne.1:4; Dn.9:3-4; Lc. 2:37 e At. 14:23).

Podemos orar em pé (Ne.9:4-5). Sentados (I Cr. 17:16; Lc. 10:13); Ajoelhados (Ed.9:5; Dn 6:10: At.20:36); Acamados (Sl. 63:6); Curvados até ao chão (Ex. 34:8; Sl. 95:6); Prostrados no chão (2 Sm. 12:16; Mt. 26:39) Com as mãos levantadas para os céus ( Sl.28:2; Is.1:15).